Sumiço de milhas

Outra notícia importante:

ONG alerta para sumiço de milhas da TAM

João Sandrini, de Exame.com

São Paulo – A associação de defesa dos consumidores Pro Teste distribuiu um comunicado em que afirma que diversos de seus associados têm reclamado sobreo sumiço de milhas do programa de fidelidade da TAM.

Segundo a ONG, os associados ao programa informaram que suas senhas de acesso foram trocadas e que suas milhas foram usadas para a emissão de passagens em nome de desconhecidos.

A Pro Teste afirma que a empresa é responsável pela segurança dos serviços que oferece e deve ressarcir eventuais prejuízos dos clientes.

No entanto, os consumidores que constataram as perdas de pontos por emissão indevida de passagens em nomes de terceiros não têm obtido o reembolso das milhas da TAM. É muito fácil descobrir quem foi ou não prejudicado. O problema geralmente já é percebido quando o cliente entra no site do programa de fidelidade e tem a própria senha rejeitada.

A TAM informou que adota procedimentos para manter em segurança as informações dos clientes e que, para resgatar passagens, seria preciso informar duas senhas. Caso o cliente esqueça as senhas, as informações seriam reenviadas apenas ao endereço de e-mail cadastrado no sistema pelo próprio usuário – o que seria suficiente para inibir as fraudes. Outra opção dada ao cliente é comparecer pessoalmente a uma loja TAM ou TAM Viagens portando seus documentos (originais e com foto) e solicitar o acesso ou a troca da senha.

Em nota, a TAM também informa que as ocorrências estão sendo apuradas e que cabe ao consumidor o zelo pelos dados pessoais. “A companhia orienta que seus clientes fiquem atentos aos pedidos de confirmação de dados que recebem por e-mail. Toda e qualquer solicitação do programa TAM Fidelidade é direcionada ao site oficial da TAM.“

A Pro Teste trabalha com a hipótese de vulnerabilidades no sistema, com a provável invasão do site e captura de dados dos clientes. Para a ONG, as vítimas do golpe devem negociar uma solução com a empresa aérea e, caso não tenham sucesso, devem recorrer a um juizado especial cível, onde causas com valor de até 20 salários mínimos podem ser julgadas rapidamente e sem a contratação de um advogado. É sempre importante documentar com extratos e comprovantes o saque indevido das milhas.

Comentário do blog: As milhas que sumiram são da TAM ou do Multiplus?

Anúncios

4 Comentários on “Sumiço de milhas”

  1. Mauricio Ferreira Magallhães disse:

    Recentemente constatei o sumiço de 46.500 pontos da minha conta fidelidade. Liguei na TAM e fui informado que foram emitidas passagens na minha conta, emissões obviamente que não foram feitas por minha solicitação. Fui informado que a TAM analisaria a minha solicitação e que entraria em contato em 72 horas. Até o momento não houve qualquer contato. Gostaria de saber se alguém passou por esse tipo de experiência e se conseguiram reaver os pontos desaparecidos?

  2. Otilia disse:

    Passei por isso e estou lutando no Procon, mas a TAM se nega a aceitar a situação e diz que a culpa é minha, pois sou a responsável pelas senhas. Pode? Nesta semana terei audiência. Vamos ver o que vai acontecer. Quero meus 80,000 pontos de volta, eles foram usados que nunca vi em minha vida.

  3. rchia disse:

    Otília,

    O Código de Defesa do Consumidor prevê a inversão do ônus da prova quando “for verossímil a alegação ou quando for ele [consumidor] hipossuficiente”.

    Não deixe de retornar aqui quando tiver novidades sobre sua luta.

    Abs.

  4. Roberto disse:

    Estou passando pelo mesmo problema. Depois de guardar por um período minhas milhas pensando numa viagem maior, tive a surpresa de estar zerado meu saldo, com emissão de passagens que não faço ideia de como aconteceram. Vi que um cardiologista da BA reaveu as milhas e ainda teve dano moral. Se alguém souber que tipo de ação cabe, poste.

    abs.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s